Registro de Imóveis

CERTIDÃO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

Certidão de Registro de Imóvel, é o documento autêntico, portador de fé-pública, obtido junto ao Serviço de Registro de Imóveis, onde consta o histórico do imóvel, informando sua situação físico-jurídica, com a sua descrição e titularidade.

Para solicitar certidão, basta vir ao cartório, com uma das seguintes informações:

  • Endereço completo do imóvel;
  • Nome completo e CPF/CNPJ do proprietário do imóvel;
  • Número da transcrição ou da matrícula do imóvel;

  Agora é possível efetuar uma Consulta Eletrônica, Visualização de Matrícula Online ou até mesmo, um pedido de Certidão Digital pela internet, através do site da ONR, clicando no link abaixo.

 

Consulta Eletrônica - A Consulta Eletrônica foi desenvolvida nos termos do § 2º do art. 16 e do Parágrafo único do art. 17 (inserido pela MP 459, de 2009), ambos da Lei 6.015/1973, c.c. o item 13 da Tabela de Custas e Emolumentos do Estado de São Paulo (Lei Estadual 11.331/2002, com as alterações introduzidas pela Lei 13.290/2008). É possível efetuar a consulta, através de uma pesquisa pelo número do CPF/MF, onde será retornado quais matrículas pertencem à pessoa consultada. Além de evitar deslocamento até o cartório de registro de imóveis, a resposta é obtida no momento da pesquisa e complementada eletronicamente pela serventia. O valor cobrado pela pesquisa é de apenas 10% do valor de uma certidão (negativa ou positiva) emitida após pesquisa convencional, efetivada pelo cartório.

Visualização de Matrícula Online - O Sistema de Visualização de Matrícula - Matrícula Online - foi desenvolvido nos termos do § 2º do art. 16 e do Parágrafo único do art. 17 (inserido pela Lei 11.977/2009), ambos da Lei 6.015/1973, c.c. o item 15 da Tabela de Custas e Emolumentos do Estado de São Paulo (Lei Estadual 11.331/2002, com as alterações introduzidas pela Lei 13.290/2008), cujo valor corresponde a 30% do custo de uma certidão. A visualização eletrônica da matrícula imobiliária é a forma mais fácil, rápida e garante o melhor custo benefício para pesquisa de dados da matrícula de um imóvel, quando não há necessidade da certidão expedida pelo Oficial do Registro de Imóveis. O manuseio do sistema é de simples entendimento e o acesso é feito pelo usuário diretamente de seu computador em qualquer dia e horário, além de evitar o deslocamento até o cartório de registro de imóveis, a resposta é obtida imediatamente no momento da pesquisa.

Certidão Digital - É a modalidade de certidão de matrícula do imóvel ou do registro de pacto antenupcial expedida no formato eletrônico, por meio de software aplicativo e ferramentas desenvolvidas especialmente para essa finalidade. Neste módulo você faz o pedido de sua Certidão Digital, podendo baixá-la através do sistema.

Acesse:  www.registradores.onr.org.br